::: CURSO DE GEOGRAFIA DA FAFIDAM ::: SELEÇÃO PARA MONITORIA ACADÊMICA ::: CURSO DE GEOGRAFIA DA FAFIDAM :::

Artigo sobre o rio jaguaribe


No dia 17 de junho de 2009, Limoeiro do Norte recebeu a visita do então Ministro do Meio Ambiente o Professor Carlos Minc, para a ocasião o rio Jaguaribe foi limpo e apresentado ao ministro e também a autoridades presente. No entanto pode-se perceber que o Rio foi “limpo para o Ministro Ver”, pois pouco mais de um ano depois constatei em visita a campo que o mesmo está abandonado e com as mesmas mazelas que se encontrava antes da chegada do Senhor Ministro.

Constatei e registrei em foto os restos de materiais de construção e o lixo doméstico proveniente das residências da Rua Inácio Mendes, que fica na margem do Rio, além de plantações, esgotos e animais mortos que são jogados sem nenhum respeito à natureza. Não fossem estes problemas, ainda temos a mata ciliar destruída, contribuindo assim para o assoreamento do Rio. O reflorestamento que foi anunciado não ocorreu de forma devida, sendo plantadas no lugar de árvores da mata nativa como OITICICA E INGAZEIRA, mudas de NIM INDIANO e MANGUEIRA.

Vê-se então que o movimento para limpeza e recuperação das margens e do leito do Rio Jaguaribe não vigorou. Por isso a população deve colaborar com a natureza, não jogando ou queimando lixo no rio, nem colocando entulhos de construção, animais mortos e esgotos domésticos, pois nós precisamos dos recursos naturais para a nossa sobrevivência e nossas autoridades parecem que não estão muito preocupadas com a questão ambiental.

Danilo Cavalcante Sousa – estudante do curso de geografia da FAFIDAM.